Bom Dia Brasil é um programa jornalístico diário da Rede Globo. Ele vai ao ar após Bom Dia Praça.

História

Em 1982, a Globo iniciou uma reestruturação no setor de jornalismo, na época, comandada por Armando Nogueira. Na reestruturação, ocorreram o relançamento do Jornal da Globo e a estreia de três novos telejornais diários: Bom Dia Praça, Praça TV e Bom Dia Brasil. O programa era produzido nos estúdios da TV globo em Brasília e o primeiro apresentador foi Carlos Monforte. Nos primeiros anos, a pauta era composta de noticias sobre os bastidores da política, especialmente durante os últimos anos da ditadura militar e nos governos da atual fase republicana. Após oito anos a frente do programa, Carlos Monforte é substituído por Antonio Augusto. O ultimo apresentador da primeira fase foi Luiz Carlos Braga. Ainda na primeira fase, reportagens sobre esportes e previsão do tempo passaram a compor a pauta do noticiário.

Mudança para o Rio

Em 29 de março de 1996, o programa é transmitido pela ultima vez de Brasília, e a partir da semana seguinte, o programa passou a ser transmitido de um novo estúdio no Rio. Na reestruturação, Renato Machado e Leilane Neubarth inauguraram a nova fase do noticiário. Além dos novos apresentadores, o programa agora era iniciado as 7:30 e contava com as participações Carlos Monforte (de Brasília), Chico Pinheiro (de são Paulo), Ricardo Boechat (política), Miriam Leitão (economia), Carlos Magno (previsão do tempo) e Mauricio Torres(esportes).

A partir de 2007, algumas afiliadas encerravam o noticiário antes da rede para a veiculação de boletins locais através do Radar Praça. Com a extinção dos blocos locais, o Bom Dia Praça e o Bom dia Brasil ampliam o horário e passam a contar com uma hora de duração. Em 1 de dezembro de 2014, com a volta dos blocos locais, o Bom Dia Praça e Bom Dia Brasil ganharam mais de uma hora de duração, das 06h00 até as 07h30 da manhã! Em 2019, no dia 21 de janeiro, com ampliação do Bom Dia Praça, o Bom Dia Brasil passa a ser das 08h00 até as 09h00 da manhã! O Bom Dia Brasil ganhou novo estúdio com novo cenário e grafismos, estreado em 5 de agosto do mesmo ano.

Apresentadores

  • Chico Pinheiro desde 2011
  • Ana Paula Araújo desde 2013

Apresentadores Eventuais

  • Ana Luíza Guimarães
  • Mariana Gross
  • Giuliana Morrone
  • Helter Duarte

Aberturas

Confira a lista de aberturas e patrocinadores do Bom Dia Brasil