TV Globo Wiki
Advertisement
TV Globo Wiki
1 219
páginas

Consórcio de Veículos de Imprensa é uma parceria entre meios de comunicação brasileiros que está noticiando e compartilha informações sobre a Pandemia de Coronavirus no país. Entre os meios de comunicação integrantes, estão os do Grupo Globo. São membros também, os jornais Folha de São Paulo e Estado de São Paulo e o portal UOL.

Antecedentes

Antes da formação do atual Consórcio, o jornalismo da TV Globo fez parceria com o Estadão e a Folha de São Paulo na divulgação de pesquisa conjunta para as eleições a prefeituras e a presidente da República. Os números apareciam no Jornal Hoje e no Jornal Nacional.

Formação do Consórcio

O consórcio foi formado em 6 de junho de 2020, após as várias trocas de horário do boletim que informa os números de óbitos da Pandemia pelo Ministério da Saúde. Entre os horários estava o das 22 horas. Para passar informações mais transparentes, os meios de comunicação dos Grupos Globo, Folha e Estado, formaram o Consórcio de Veículos de Imprensa, e, obtém as informações com as secretarias estaduais de saúde dos 23 estados e o Distrito Federal.

Dados noticiados

Através do Consórcio são noticiados: os números de casos totais, casos no dia, total de mortes desde o início da pandemia e mortes nas últimas 24 horas, estados com maior e menos vítimas e gráficos. O número de recuperados não consta. Desde a chegada da vacinação, passou a ser informado: total de vacinados com a primeira e segunda dose, porcentagem total e os Estados com mais vacinados no dia.

Cobertura na Globo

Esses números são noticiados nos tele jornais da TV Globo. No Jornal Nacional por exemplo, são apresentados por Alan Severiano e também pelos apresentadores; e na Globo News durante a programação. Uma versão mais compacta dos números aparece também nas transmissões de futebol da TV Globo e do SporTV, quando há um minuto de silêncio em respeito as vítimas da doença.

Advertisement