TV Globo Wiki
Advertisement
TV Globo Wiki
1 219
páginas

Corujão é uma sessão de filmes exibida nas madrugadas da TV Globo, desde 4 de julho de 1986.

História

Anteriormente conhecida como Sessão Coruja, e ou Coruja Colorida, foi renomeada para Corujão em 1986. Exibe filmes dos mais variados gêneros, além de obras inéditas na TV aberta, clássicos e sucessos do cinema mundial. Nos primeiros anos, era exibida apenas as sextas, sábados e vésperas de feriados, porem em 1998, passou a ser diária, e em algumas ocasiões, dupla, ou até tripla (principalmente às sextas e sábados). Em outras ocasiões, pode ser suprimido devido à coberturas jornalísticas, eventos esportivos ou festivais musicais.

Em 3 de maio de 2021, deixou de ser exibida temporariamente de segunda a quinta, para dar espaço para a Sessão Aventura, que é uma reedição da extinta faixa de séries de ação, só que com a exibição de longas.

Em 25 de outubro, no horário da faixa apresenta as produções originais com a plataforma Globoplay, sendo a primeira a série Desalma.

Filmes exibidos

A sessão exibe uma variedade de filmes dentre eles clássicos e sucessos de cinema por todo dia na madrugada. Confira

Lista de filmes exibidos no Corujão

Curiosidades

  • Única sessão com exibição diária (de segunda a domingo)
  • Antes, nos anos 70, 80, e 90, a emissora geralmente saía do ar, de domingo a quinta, fazendo uma pausa em sua programação, para manutenção de transmissores.
  • Por isso, o Corujão era exibido nas madrugadas de sexta para sábado e de sábado para domingo, e em vésperas de feriado, dias em que a emissora não encerrava sua programação.
  • A partir de 1998, a emissora passou a sair do ar apenas 1 vez por mês, nas madrugadas de domingo para segunda, quando ocorre manutenção técnica de seus transmissores em todo o Brasil.
  • O filme de estreia da sessão quando passou a ser exibida diariamente foi 'Dois Velhos Rabugentos'.
  • Eventualmente o filme escalado não é exibido por conta de atrasos na programação da Globo, e acaba sendo exibido em outro dia, no lugar é exibido uma série, outro filme ou programas de tapa-buraco.
  • Em 8 de setembro de 2014, estreou o novo Corujão com interatividade nas madrugadas de sexta para sábado e novas logo, vinheta e identidade visual, inspirado no Intercine.
  • Com essa reformulação, ele passou a oferecer mais gêneros de filmes, incluindo longas inéditos na TV aberta, filmes de outras nacionalidades, e também brevemente uma sessão interativa às sextas, na qual os espectadores escolhiam o filme a ser exibido, porém a interatividade acabou sendo descartada posteriormente, os filmes voltaram a ser escolhidos pela programação da emissora.
  • Em 22 de agosto de 1991, aconteceu uma exibição especial do Corujão. Naquele dia, a Globo exibiu o filme O Imperador do Norte como um 'tapa-buraco' por causa de seu Plantão. Naquele dia, Mikhail Gorbachev retomava o poder na União Soviética após um golpe de estado o derrubar. A emissora decidiu exibir a sessão para poder mostrar plantões sobre a situação na URSS e atualizar as informações sobre a volta de Gorbachev a Moscou.
  • Pouca gente lembra, mas no ano de sua estreia, em 1986, o programa contou com várias estrelas da emissora fazendo as apresentações iniciais dos filmes que eram apresentados a seguir, com suas respectivas descrições (a confirmar). Uma delas foi a atriz Sylvia Bandeira, em 06 de Setembro daquele ano. Outras estrelas que apresentaram as sessões foram: ?. Outra sessão de filmes que teve algo parecido nessa época foi a Semana da Primavera, esta apresentada por Myriam Rios.

Não Exibições

Eventualmente a sessão não é exibida devido à manutenções técnicas (geralmente para algumas regiões), e também por falta de espaço na grade, além de festivais como o Rock in Rio e Lollapallooza e desfiles de carnaval.

Aberturas

Lista de Aberturas do Corujão

Selos de Classificação Indicativa

  • Desde 2007: DJCTQ - L.png - Livre
  • Desde 2008: DJCTQ - 10.png - 10 anos (+10)
  • Desde 2007: DJCTQ - 12.png - 12 anos (+12)
  • Desde 2007: DJCTQ - 14.png - 14 anos (+14)
  • Desde 2007: DJCTQ - 16.png - 16 anos (+16)
  • Desde 2007: DJCTQ - 18.png - 18 anos (+18)
Advertisement