TV Globo Wiki
Advertisement
TV Globo Wiki
1 219
páginas

Globo Esporte é um telejornal esportivo que vai ao ar na TV Globo. É exibido na faixa das 12h45, podendo ser suprimido ou esticado dependendo da cobertura

História

O programa estreou em 14 de agosto de 1978, sucedendo o programa dedicado exclusivamente ao Campeonato Brasileiro (na época, conhecido como Copa Brasil). O novo programa continuou priorizando o futebol, mas abriu espaço para outras modalidades como vôlei, basquete, tênis, entre outras. Leo Batista que já apresentava o antigo programa, seguiu na apresentação. No ano seguinte, Fernando Vanucci passa a apresentar o programa.

Em 1983, o programa passa a contar com 20 minutos e o primeiro bloco era destinado ao esporte local. Nos anos seguintes, o programa passou por pequenas mudanças, seja em relação aos apresentadores, seja em relação ao pacote gráfico. Em 2008, o programa passou por sua maior reformulação desde a estreia. Houve a adoção de um cenário físico, novos apresentadores e transmissão simultânea para as praças do Rio e de são Paulo. Apesar de elevar a audiência no Rio, os telespectadores paulistanos, acostumados a cobertura ostensiva dos times locais, rejeitaram o novo formato, que durou até 10 de janeiro do ano seguinte. Em 2011, o GE adotou o novo pacote gráfico e o novo formato lançado em são Paulo em 2009. Em 19 de junho de 2013, o GE passava a ser transmitido em HD 16:9, coincidindo com a abertura da Copa das Confederações.

Futuro do Globo Esporte

Com a redução do alcance da edição nacional, a Globo planeja descontinuar a exibição regular do programa. O GE deve continuar apenas em exibição durante as festas de fim de ano e em períodos de grandes eventos como Copa do Mundo e Olimpíadas. As poucas praças que ainda retransmitem a edição nacional devem seguir caminhos diferentes.

Edições locais

Em sua primeira reformulação, o programa passava a contar com 15 minutos, mas a principal novidade era a implantação de um bloco com notícias do esporte regionais e estadual. Nos primeiros anos, o bloco durava cinco minutos e foi sendo ampliado gradativamente. Atualmente, as poucas praças que retransmitem a edição nacional produzem um bloco local de dez minutos. Em relação as edições locais, a primazia de estrear sua versão local foi são Paulo. Além das notícias nacionais, contava com reportagens da própria equipe. A partir de 2009, o GE passou a adotar um estilo mais informal. A novidade também foi adotada nos anos seguintes pelas outras emissoras. Atualmente, as edições locais veiculam reportagens produzidas pela agência GE.

São Paulo

Nos primeiros anos, o programa contava com um bloco local de cinco minutos, que era apresentado por Osmar Santos. Outro apresentador de relevância na mesma época era Luiz Andreolli. Ele apresentava o programa quando o titular estava a serviço da Rádio Globo. Em 1986, com a saída de Osmar e Luiz, entrou em cena Cléber Machado. Ele seria a figura popular da edição Paulista nos próximos doze anos, mas com a saída de Cléber machado, vários apresentadores se revezaram no comando do programa. Entre eles, Cesar augusto, Debora Menezes e Alexandre Bacci. em 2001, Glenda Kozlowski, que participava do rodízio de apresentadores, assumia em definitivo a apresentação do programa, onde permaneceu a frente até o fim da primeira fase da edição paulista.

O retorno da edição local ocorreu em 12 de janeiro de 2009. O apresentador escolhido para inaugurar a nova fase foi Tiago Leifert. Ele permaneceu a frente do programa até 2015, quando deixou o programa para se dedicar aos reality shows. Atualmente, o programa é comandado por Felipe Andreoli.

Rio de Janeiro

Por muito tempo, a edição carioca era apenas um complemento da edição nacional, visto que o mesmo era retransmitido por boa parte das afiliadas e o estúdio era utilizado pelas duas versões. A situação mudou em 2011 quando a emissora deixou de retransmitir a edição nacional e passou a ter sua própria versão local sob comando de Alex Escobar.

Apresentadores

  • Felipe Andreoli (São Paulo)
  • Alex Escobar (Rio de Janeiro)
  • Maurício Paulucci (Belo Horizonte)
  • José Maurício Oliveira (Brasília)
  • Tiago Medeiros (Recife)
  • Karla Izumi (Goiânia)
  • Flávio Santos (Cuiabá)
  • Átila Eugênio (Campo Grande)
  • Alice Bastos Neves (Porto Alegre)
  • Janaína Castilho (Curitiba)
  • Alisson Francisco (Florianópolis)
  • Mariana Aragão (Salvador)
  • Flávio Meireles (Teresina)
  • Marcos Montenegro (Fortaleza)
  • Marco Aurélio (São Luís)
  • Madson Delano (Maceió)
  • Tâmara Oliveira (Aracaju)
  • Kako Marques (João Pessoa)
  • Paulo Henrique Nascimento (Rio Branco)
  • Divino Caetano (Porto Velho)
  • Thiago Guedes (Manaus)
  • Lucas Luckezie (Boa Vista)
  • Elyerge Paes (Macapá)
  • André Laurent (Belém)

Lista de Aberturas e Trilhas do Globo Esporte

Confira as aberturas e trilhas do Globo Esporte

Advertisement