TV Globo Wiki
Advertisement
TV Globo Wiki
1 219
páginas

Hora Um da Notícia (também conhecido somente como Hora Um ou simplesmente H1) é um telejornal brasileiro produzido pela Rede Globo. Exibido desde 1 de dezembro de 2014, é voltado ao público que acorda cedo e acompanha os assuntos mais importantes do Brasil e do Mundo durante as primeira horas da manhã. Desde setembro de 2019, o telejornal é ancorado por Roberto Kovalick, sendo substituído eventualmente por Michelle Barros.

O telejornal ainda conta com participações diárias, ao vivo, de Jacqueline Brazil e Thiago Oliveira, trazendo as últimas informações do tempo e do esporte, respectivamente, Também traz as principais notícias internacionais, em rodízio e ao vivo, com correspondentes como Ize Scamparini em Roma e Carlos Gil em Tóquio.

História

Em 2014, a Globo anunciou o fim da transmissão do Telecurso (que ainda está no ar em outras emissoras, como no Futura, na TV Cultura, na TV Brasil, na TV Aparecida e na Rede Vida), e também da edição diária do Globo Rural, que estava no ar desde 2000, e anunciou um novo telejornal matutino. Em 1° de dezembro, às 5 da manhã, entrou no ar o Hora Um da Notícia, com apresentação da jornalista Monalisa Perone. A equipe de produção na época era a mesma do Globo Rural diário, e os Bom Dia praça ganharam mais 30 minutos a partir da data. O Telecurso migrou para as plataformas de internet, mantendo a exibição matinal nos 5 canais já citados, e o Globo Rural voltou à edição semanal, exibida somente aos domingos desde 1980.

Trivia

  • Até 17 de fevereiro de 2017, ele era exibido ao vivo apenas para cidades com o fuso horário de Brasília, a Rede Amazônica, anunciou que passaria a exibir o programa ao vivo, devido as restrições da Rede Fuso, apesar disso, o jornal continuou passando gravado para o Acre
  • Em 13 de agosto de 2018, passou a ter duas horas de duração, entrando no ar ás 4 da manhã, faixa que até então haviam séries e reprises do Globo Repórter.
  • O H1 fez a audiência da Globo crescer 85% no horário, recuperando a liderança em vários lugares, em que a faixa perdia para a concorrência.
  • No dia 14 de novembro de 2015, houve uma edição extra, devido aos ataques terroristas ocorridos em Paris, na França, no dia anterior
  • Em 12 de maio de 2016, William Waack apresentou o programa junto com Monalisa Perone, pois no dia foi julgado a admissibilidade do impeachment de Dilma Rousself
  • O jornalista Daniel Castro criticou Hora Um, logo após sua estréia, pois "mostrava avenidas vazias no Nordeste, e um transito 'normal' para o Rio e SP, além de notícias do dia anterior, muitas vezes requentadas de outros jornais

Apresentadores

  • Monalisa Perone (2014 - 2019)
  • Roberto Kovalick (2019 - presente)
  • Thiago Oliveira (esportes)

Apresentadores Eventuais

  • Michelle Barros
  • Ana Paula Campos
  • Cristina Vieira
Advertisement