TV Globo Wiki
Advertisement

Nesta página, você poderá acompanhar os naming rights e outros tipos de patrocínios na programação geral da Globo.

História dos Naming Rights

Muita gente pensa, mas os naming rights são mais antigos do que achamos. Era muito normal nos anos 50 e 60, no início da TV no Brasil, os programas serem patrocinados por marcas. Um dos exemplos mais clássicos foi o Repórter Esso, um jornal que era executado em rádios, e posteriormente na Rede Tupi em forma de telejornal, era patrocinado pela famosa marca de postos de gasolina. Outras marcas como Kibon, Toddy, também venderam seus nomes para que emissoras pudessem usar em seus programas. A pratica caiu em desuso nas décadas seguintes, embora algumas emissoras como a MTV Brasil utilizaram programas patrocinados, por marcas de cosméticos e até macarrão instantâneo.

Camarote Brahma

O especial de carnaval Camarote Brahma, trará um compacto de 28 desfiles escolhidos a dedo por carnavalescos do Rio e São Paulo, e terá apresentação do ator Airton Graça e do carnavalesco Milton Cunha. Foi ao ar nos dias 13 e 14 de fevereiro após o Big Brother Brasil. Também houve uma votação no Gshow para escolher qual foi o melhor desfile.

Ações no Big Brother Brasil

As provas do Líder e Anjo, são geralmente patrocinadas pelas marcas que anunciam para o programa. Também há ações para almoços, diversões, e vestuário/maquiagem dos participantes. Em 2021 marcas como Lojas Americanas, PicPay, McDonalds e Avon fizeram sua publicidade como a tarde de maquiagem dos participantes, patrocinada pela Avon e a prova do Líder patrocinada pelo McDonalds. Inclusive marcas que sequer patrocinavam o reality, entraram na brincadeira, como Niely (tinturas de cabelo), Samsung (celulares), Gillette (barbeadores/depiladores), Lacta (chocolates) entre outras já patrocinaram provas de líder, anjo, e bate e volta do paredão, além de festas na casa.

Squeezes

Squeezes são inserções de marcas durante os programas, na forma de um L, geralmente é feita durante o futebol com seus patrocinadores, e também em novelas, na qual o espectador e possível consumidor deveria apontar sua câmera do celular para um QR Code, onde haverá o link com produtos e ou descontos. O patrocinador também tem direito a veicular um comercial durante a transmissão,

Golden Break

É o intervalo mais caro da emissora, geralmente exibido durante o primeiro bloco do Jornal Nacional, no qual consome 1 minuto, e é exclusivo, ou seja, não se exibem outros comerciais. Grandes marcas como Bradesco, Neo Química, Seara, Netflix, entre outras, já utilizaram e desembolsaram mais de 1 milhão de reais pela propaganda. O formato pode ser utilizado no Fantástico, Novela das Nove, Big Brother Brasil, e também na Tela Quente.

Top de 5 Segundos

Muito comum nos anos 80 e 90, o Top de 5 Segundos, era muito utilizado em transmissões como de Futebol e Fórmula 1, muitas vezes patrocinados por determinadas marcas. Em 2021, retornou com o Big Brother Brasil 21, tendo como patrocinador o sabão OMO, com um comercial que trás dois ex participantes, Babu Santana e Kaysar.

Filmes

Nos últimos anos diversas sessões de filmes tiveram seus nomes cedidos à grandes marcas, como Coca-Cola, Rexona, e mais recentemente Telecine, que apesar de ser um serviço do Grupo Globo, está patrocinando uma sessão local para o Rio de Janeiro, para suprir a ausência do futebol no estado.

Advertisement