TV Globo Wiki
Advertisement
TV Globo Wiki
1 219
páginas

Os Trapalhões foi um programa humorístico transmitido pela Rede Globo entre 1977 e 1995.

História

Fundada em 1965 por Renato Aragão (conhecido como Didi) e Dedé Santana, a trupe ganhou a adesão do músico Antônio Carlos Bernardes Gomes (conhecido como Mussum) e de Mauro Gonçalves (conhecido como Zacarias). Na década de 1970, eles migram para a tv. Nos primeiros anos, o programa conseguiu algum sucesso, chegando a vencer o Fantástico em alguns momentos.

Migração para a TV Globo

Em 1977, com a tupi em decadência, a trupe aceitou um convite do então diretor geral Walter Clark. Na nova emissora, o programa antecipava o Fantástico impulsionando a audiência da revista eletrônica. Durante sua existência, diversos bordões foram eternizados na cultura popular. Em 1990 há a primeira baixa no grupo, a de Zacarias, que faleceu em 18 de março daquele ano. Curiosamente, o plantão informando seu falecimento foi exibido antes de um filme do grupo, que passou na emissora. Em 1994, mais uma baixa ocorreu, a de Mussum, em 29 de julho. Em 1995 a dupla remanescente apresentou brevemente uma edição especial do programa, mostrando os melhores momentos, intercalados com platéia e interação no palco, porém essa fase durou pouco e foi cancelada. Após isso foram exibidas reprises nas manhãs durante a semana, antes do Praça TV (exceto para São Paulo, que exibia o SPTV no horário), até 2000.

Entre janeiro de 2018 e janeiro de 2020, foram exibidas reprises no canal pago Viva. Em 2017 o mesmo canal produziu uma nova temporada com novos humoristas, que também foi ao ar na Globo aos domingos.

Elenco

  • Renato Aragão
  • Dede Santana
  • Mussum
  • Zacarias
Advertisement