TV Globo Wiki
Advertisement
TV Globo Wiki
1 219
páginas

Praça TV é uma nomeação genérica dada aos telejornais locais da Globo.

História

Estrou em 3 de janeiro de 1983, trazendo os noticiários locais em várias regiões do Brasil, onde existem afiliadas da Globo. Há duas edições diárias, uma na faixa do meio dia, após o Encontro com Fátima Bernardes, e a segunda é no horário das 19:15, após a novela seis (no momento A Vida da Gente). O horário pode variar conforme a programação, as quartas, vai ao ar mais cedo, devido a transmissões de futebol por exemplo. Geralmente quando há futebol ou algum outro evento esportivo no horário noturno, o Praça 2, costuma entrar durante o "Show do Intervalo", com um breve resumo das notícias locais.

Algumas afilhadas batizaram com nomes diferentes, porém a grande maioria segue o padrão, sigla do estado + 1 ou 2 (ou TV até 201?) por exemplo "RJ2"/"RJTV", noticiário noturno do Rio de Janeiro.

Entre 1983 e 1989 havia em algumas localidades, uma terceira edição que ia ao ar à meia noite, porém, esta edição foi cancelada e retornou brevemente em 1992.

Nos anos 1990, a edição noturna ia ao ar após a novela das sete, antes do Jornal Nacional, mas em 1995, passaram a ser exibidas antes da novela, após a trama das seis.

Duração

A edição vespertina tem duração de 40 a 60 minutos dependendo da cobertura do dia. Já a noturna tem entre 15 e 20 minutos, contando já com os comerciais.

Advertisement